terça-feira, 8 de maio de 2012

Pincéis de maquiagem: cada tipo e sua função!


Há muita dúvida por parte de quem é novata no mundo da maquiagem quanto a pincéis. Considerando que o hábito das mulheres de usar pincéis para se maquiar no Brasil chegoumuito depois que no exterior, ficando mais forte a partir do ano passado após as marcas brasileiras de maquiagem lançarem pincéis também, muitas mulheres ainda estão se acostumando com cada pincel e sua função. Outras, ainda estão usando apenas a famosa “esponjinha” para aplicar sombras e não têm ideia da variedade de opções que existe no mercado com esta finalidade. Além disso, para se ter um ótimo resultado na maquiagem, ferramentas para isso são fundamentais. E os pincéis estão no topo da lista de tais ferramentas.
Por tudo isso esclareço aqui o que cada tipo de pincel de maquiagem faz, basicamente.
Mostrarei nas imagens, como exemplos, os pincéis da Sigma Makeup – que entrega para o Brasil e fabrica pincéis de boa qualidade, comparados até com os da MAC -, porque a marca tem os tipos de pincéis que todas nós, que gostamos de maquiagem, precisamos saber. Porém, aCoastal Scents – que também entrega para o Brasil – tem pincéis ótimos! Eu mesma não tenho nenhum da Sigma, apenas da Coastal.
Posso dizer que a qualidade dos pincéis da Coastal Scents me agradam mais que as brasileiras; embora o pincel de pó (que na verdade uso como pincel de blush) e o de delinear os olhos, ambos da ProArt, sejam muito bons e por isso eu uso bastante. Enfim, há essa variedade no mercado e obviamente alguns são melhores que outros, por isso é preciso pesquisar antes de comprar ou testá-los, se possível.
Enntao Vamos Começar ?

Rosto

1: Este é o chamado kabuki e tem várias utilidades, por isso é bem querido por quem o tem. Pode ser usado para produtos em pó. Como ele normalmente é bastante denso, é recomendado também para maquiagem mineral; por exemplo, base em pó. Também pode ser usado para esfumar blush, iluminador, bronzer, etc. Sempre com movimentos circulares.
2: Pincel para pó facial, ou seja, um dos pré-requisitados para quem quer começar a ter pincéis. Sempre denso e com largo diâmetro; arredondado. Bem parecido com o kabuki, mas pode ser menos denso. Cerdas naturais*.
3: Para blush – outro que deve estar na coleção de pincéis. Este indicado na imagem, especificamente, tem as cerdas cortadas diagonalmente – ou chanfrado, palavra normalmente usada para definir este corte. Quando chanfrado, a ponta do pincel pode “encaixar” nas profundidades do rosto para o blush ou bronzer. Porém, para a plicação do blush, o pincel pode ser redondo. Cerdas naturais*.
4: Para base líquida ou cremosa, mas também uso para aplicar corretivo (líquido ou cremoso também) nas olheiras ou manchas maiores. As cerdas são sintéticas justamente para aplicar produtos líquidos. As cerdas devem ser macias e compridas para dar movimento. O movimento na aplicação deve ser vertical e horizontal, e não circular, porque o pincel é levemente achatado.
5: Conhecido como duo fiber (pronuncia “duo faiber”), é usado geralmente para base líquida e dar um acabamento mais natural que o pincel de base mostrado anteriormente. Também pode-se aplicar com ele produtos em pó, como iluminadores e blushes. É chamado de duo fiber porque mistura cerdas naturais com sintéticas – assim, ganha densidade e várias funções, como aplicar líquido e pó.
6: Para corretivo líquido ou cremoso, tem as mesmas cerdas que o princel para base líquida (4). Tem cerdas menores e curas para a plicação em pequenas áreas.
7: Pincel para lábios, costuma ter cerdas firmes, mas macias. Tem pequenas cerdas, arredondadas, para também fazer o contorno dos lábios mais detalhadamente. Normalmente é de cerdas sintéticas para que elas não absorvam o batom ou gloss.

Olhos

8: Pincel para delinear os olhos, este tem bem poucas cerdas, médias, mas firmes. Serve para aplicar delineador líquido, cremoso ou em gel. Por ser pontiagudo, faz traços finos com precisão. Há pincéis de mesmas características, exceto por ter mais cerdas, fazendo com que sejam mais largos horizontalmente – estes, faz traços mais largos. Cerdas sintéticas.
9: Para delinear os olhos também, mas este é achatado, mais largo e chanfrado. É para quem não tem muita precisão para delinear, pois o traço é rapidamente feito. O chanfrado ajuda a seguir o traço ao longo da linha dos cílios. Também faz traço fino. Cerdas sintéticas.
10: Para aplicar sombras em pó nas pálpebras, é arredondado e largo a ponto de abranger boa parte da área da pálpebra. As cerdas, geralmente naturais, devem aderir as sombras em pó para a aplicação nas pálpebras. Também pode ser usado na aplicação de iluminador (sombra mais clara que sua pele) abaixo das sobrancelhas.
11: Para sombras em pó no côncavo ou detalhes, tem o mesmo tipo de cerdas do pincel para pálpebra, mas é redondo e com menor largura. Também é ótimo para o “V” externo nas pálpebras, que depois é esfumado com o pincel a seguir, e para aplicar sombras na linha dos cílios inferiores.
12: Para esfumar sombras, tem cerdas macias e compridas. Com movimento de vai-e-vem, esfuma as cores e dá o efeito chamado “smoke look” (visual esfumado). Também pode aplicar o iluminador abaixo das sobrancelhas e aplicar as sombras, caso queira o visual esfumado. Cerdas naturais.
13: Ideal para aplicar sombras e primers cremosos, é levemente achatado e arredondado. Por normalmmente ser de cerdas firmes, embora macias, tem esta função também de ser usado com produtos cremosos. Particularmente, prefiro espalhar sombras cremosas com os dedos mesmo, mas tem gente que usa bastante este tipo de pincel. Também pode ser usado para aplicar sombras nas linhas dos cílios, pois dá maior precisão por ser achatado. Cerdas sintéticas.
* Cerdas naturais, mas podem ser sintéticas tranquilamente, desde que os pincéis sintéticos sejam macios e densos. Leia mais sobre isso ao fim do post.

Outros

Estes dois pincéis não são vendidos ainda pela Sigma, mas muitas marcas incluem eles nos kits – como a americana Smashbox, marca destes pinceis da imagem. O primeiro, da esquerda, de um lado tem um pente e de outro uma escova firme, para pentear as sobrancelhas e cílios. Em inglês é chamado de “brow comb” (pente de sobrancelha).
O segundo é chamado de “leque limpador” em português; lá fora é conhecido como “fan brush” (pincel leque). Este, serve para limpar pó de sombra que caem no rosto, esfumar blush e dar um toque natural na finalização da maquiagem, ao ser passado levemente pelo rosto. Tem cerdas longas e é achatado; bem macio. Pode ser de cerdas naturais ou sintéticas.

Naturais e sintéticos

Os pincéis de cerdas naturais vem de pêlos de animais como cabra (“goat”, em inglês), texugo (“badger”), pônei (“pony”), zibelina (“sable”), esquilo (“squirrel”), ou outros que tenham pêlos macios e compridos. Se os fabricantes matam ou não tais animais para a fabricação dos pincéis, é uma eterna dúvida. Porém, algumas marcas estrangeiras, por exemplo, dizem que seus pincéis são “cruelty-free” (livre de crueldade, em português) – ou seja, não maltratam os animais para a obtenção dos pêlos. Quem é vegetariana ou apenas não é a favor do maltrato dos animais, este selo pode tranquilizar. A Coastal Scents também declarou nesta página que também não maltrata animais. As cerdas podem ou não ser tingidas – por isso, na primeira lavagem, pode sair um pouco de coloração.
As cerdas naturais costumam ser bem macias e finas, além das características de escamas – como o fio de cabelo – ajudar: a maquiagem em pó adere mais a estas cerdas. Por outro lado, é melhor evitar o uso destes pincéis para maquiagem líquida ou cremosa; imagine você colocar este produtos no seu cabelo! Fica uma meleca e estraga os fios, porque eles absorvem o líquido ou creme. Quando o pincel é misto com cerdas naturais e sintéticas, pode ser usado também para produtos cremosos; o exemplo é o duo fiber, citado anteriormente.
Os pincéis de cerdas sintéticas são mais utilizados para a aplicação de produtos líquidos ou cremosos. Podemos reparar que nos kits profissionais de pincéis, os de cerdas naturais aparecem para esta função. Entretanto, as cerdas sintéticas estão evoluindo muito para serem idênticas às naturais no que diz respeito à qualidade. Estão ficando cada vez mais macias e também feitas para aderir bem os produtos em pó.
É como o kit de viagem de pincéis com cerdas sintéticas vendido na Brigette’s Boutique, que é muito bem comentado na página do produto e no Youtube. Tem também os maiores no kit completo dos pincéis, nesta página. A Coastal Scents também vende alguns sintéticos. Como opção brasileira, a linha da Boticário de pincéis é feita com cerdas sintéticas – embora eu não ter sido muito fã dos pincéis da marca, por serem muito firmes.
Enfim… Atualmente, há para todos os gostos e estilos de vida! Tudo para facilitar no dia a dia e para o resultado da maquiagem ser profissional: depois dos pincéis, basta ter o conhecimento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário